quinta-feira, 21 de outubro de 2010

FPF muda fórmula de disputa da Série A2


A Federação Paulista de Futebol definiu alterações na fórmula de disputa do Campeonato Paulista da Série A2 de 2011. Até esse ano, a primeira fase era disputada em um único grupo de 20 clube em apenas um turno.

A partir do ano que vem, a primeira fase será dividida em dois grupos de 10 equipes, em jogos de turno e returno dentro dos grupos. O grupo 1 é formado por clubes de cidades longes da capital, enquanto o grupo 2 reune equipes mais próximas de São Paulo.

As quatro primeiras equipes passam para a segunda fase, que segue como os campeonatos anteriores, com dois grupos de quatro equipes e os dois melhores conquistando o acesso.

O descenso será formado pelas duas últimas equipes de cada grupo. A fórmula foi alterada para diminuir os gastos das equipes, retirando as viagens mais longas. A cota para as equipes subiu de 80 mil para 100 mil reais, mas 30% devem ser descontados com taxas de arbitragem, bolas e outras despesas.

Confira a análise dos clubes que participarão da competição:

Grupo 1
Marília -
Em sua segunda participação seguida na A2, espera fazer melhor do que o ano passado, quando brigou para não cair.

América - O tradicional time de Rio Preto já se acostumou a disputar a competição e a tempos não disputa o Paulistão, a sua aposta está nas categorias de base, que sempre salvaram o clube.

Rio Preto - O clube escapou por pouco do descenso no ano passado e não vê grande expectativa de conquistar o acesso em 2011.

Monte Azul - O time da minúscula cidade de Monte Azul viu um sonho ser realizado ao disputar a primeira divisão paulista, de volta a realidade a expectativa é de uma atuação apenas regular na A2.

Sertãozinho - Considerado a "gangorra" do interior, o time sobe e desce, com o apoio de empresários da cidade, costuma se destacar na A2 por conta de altos investimentos, resta saber se em 2011 será novamente assim.

União São João - Mesmo com uma empresa investidora que bancou o time no campeonato pasado o União voltou a mostra a sua fama de "pipoqueiro", a torcida já se cansou disso, ainda mais com a saída da empresa investidora que saiu ao lado do "bruxo" Luis Carlos Ferreira, a expectativa não é boa.

Catanduvense - Para um estreante, fez um bom campeonato no ano passado, com o sucesso dos clubes que também são empresa, pode surpreender.

Ferroviária - A "Ferrinha" ressurgiu após a construção da Arena Fonte Luminosa, a reforma do seu estádio trouxe recurso e moral ao time que aliará tradição e investimento, mesmo voltando a Série A2 agora, dará trabalho na briga pelo acesso.

Comercial - Dirigentes juraram que de todo jeito o "Bafo" voltaria para a Série A2 em 2011 e conseguiram, não foi da forma mais bonita, já que não figurou entre os quatro primeiros da Série A3 de 2010, mas é outra equipe que alia tradição e investimento para se igualar ao seu principal rival Botafogo na Série A1, após muitos anos.

Rio Claro - A parceria envolvendo os ex-jogadores César Sampaio e Cleber não deu certo no Paulistão do ano passado e o Rio Claro caiu, resta saber se a equipe manterá o padrão que levou o time a disputar o Paulistão nos últimos anos.


Grupo 2
São Bento -
A equipe de Sorocaba tinha tudo para se classificar para a segunda fase no ano passado, mas morreu na praia. Entretanto, o time tem tradição e torcida para fazer uma boa campanha.

Rio Branco - O clube passa pela maior crise da sua história, correu risco de nem disputar a competição, ainda mais com a ida do Guaratinguetá para Americana e só disputará a competição graças aos últimos amantes do clube. Sério candidato a lanterininha nesse grupo dificil.

XV de Piracicaba - O "Nhô Quim" está de volta a Série A2 após um longo e tenebroso período na A3, o clube aposta em sua torcida de uma cidade apaixonada por futebol.

Guarani - O Guarani surpreendeu a fazer uma campanha pifía em 2010 na A2, o clube é sem dúvida o maior da Série A2. O fato que atrapalha o clube é o pouco tempo de preparação, já que joga a Série A do Brasileiro até dezembro e tem que dar férias ao seus jogadores, voltando aos treinamentos apenas em janeiro o que deixa o Bugre muito atrás dos seus adversários na preparação, com o time tendo que se encontrar e preparar fisicamente durante a competição, aliando a disputa da Copa do Brasil.

Red Bull - Patrocinado por uma empresa gigante que investe muito no esporte, dinheiro não é problema para o clube, mais um clube empresa e sem torcida do nosso estado.

Pão de Açúcar - Cópia do Red Bull, mas com a diferença de já ter disputado a A2 esse ano e conhecer a competição. Luis Carlos Martins já foi contratado e a equipe deve vir mais forte ainda em 2011 para tentar o acesso.

Palmeiras B - Primo pobre do verdão, é um time que existe para movimentar jogadores que pertencem ao Palmeiras, mas não tem espaço no time principal, a empresa Traffic deve dar maior atenção a equipe na revelação de atletas.

São José - Fez boa campanha na A2 desse ano e vem batendo na trave para conquistar acesso para o Paulistão, tem uma das torcidas mais participativas da competição, quem sabe esse ano a bola entra.

União Barbarense - Fez um campeonato regular esse ano, se manter o nível deve brigar pela classificação na primeira fase, vendo a sua vizinha Americana com um novo clube e o seu principal rival falindo.

Atlético Sorocaba - Com bem menos torcida do que o seu rival São Bento, o clube depende toda temporada de empresários coreanos que investem no clube, vamos ver como estará o ânimo dos coreanos para 2011.

A competição começará no dia 15 de janeiro e tem termino previsto para o dia 15 de maio. Até o dia 15 de Novembro a tabela completa da competição será disponibilizada pela Federação Paulista de Futebol.

5 comentários:

  1. Venceu a idéia defendida no Conselho Técnico pelo MAC . A-2 regionalizada , turno e returno , viagens menos longas , 9 jogos fora ao invés dos 10 originais . O Grupo do MAC , teoricamente , também é mais fácil . BOA SORTE AO NOSSO MAC !!!

    ResponderExcluir
  2. Não deixa de ser uma fórmula a nosso proveito, mas, muita coisa há de ser feita na administração do MAC primeiro, porque no momento não consigo ter esperança de nada.

    ResponderExcluir
  3. eh... a formula eh boa, mas ficou mais dificil para ver o mac, mas td bem, vamos ver no que vai dar...
    vamos ver se vai dar certo essas parcerias, a julio sports jah nos ferrou uma vez, sera q vai acontecer de novo? Deus queira q nao.
    agora eh soh nos restou torcer e REZAR.

    Wilson jinno
    dentista
    ribeirão pires

    ResponderExcluir
  4. É, o tempo passa muito rápido! parece que foi ontem todo aquele pesadelo pra escapar do rebaixamento para a série A-3 e já foi definido a fórmula de disputa do ano que vem. O adversários são fortes. Uns em atividade, outros treinando ou em fase final de formação e preparação.
    ENQUANTO QUE POR AQUI.............
    Mas como disse, o tempo passa muito rápido e 2012 chega logo para a felicidade da Nação Maqueana!

    ResponderExcluir
  5. Em 2012 a noticia boa é que o Beto Mayo vai sair e a ruim é que o MUNDO vai acabar.

    ResponderExcluir